Tubos de lama de cupim

O que é um tubo de cupim ou túnel de cupins?

Os cupins subterrâneos conectam suas colônias no subsolo às suas fontes de alimento acima do solo através de tubos de lama (às vezes conhecidos como galerias ou túneis). Estes tubos são feitos de solo e madeira combinados com saliva de cupins.

Os cupins subterrâneos exigem umidade para sobreviver e são vulneráveis ​​à desidratação. Tubos de cupins subterrâneos oferecem abrigo que bloqueia a umidade e protege os cupins do ar seco e dos predadores.

Tipos de Tubos Subterrâneos de Lama cupins

Existem quatro tipos de tubos de barro que são usados ​​por cupins subterrâneos:

  • exploratório
  • trabalhando
  • enxame de castelo
  • tubos de queda

Enquanto os tubos de lama funcionam para proteger os cupins, essas estruturas servem a diferentes finalidades para a colônia.

Tubos Exploratórios

Tubos exploratórios são finos e frágeis, mas fáceis de ver, porque se ramificam em múltiplas direções. Eles, como outros tipos de tubos, são feitos de fezes, saliva e sujeira e podem se estender até 15 pés acima do solo quando construídos sobre concreto ou metal.

Usado para procurar por fontes de alimento, tubos de lama exploratórios se elevam do solo, mas eles não se conectam a nenhuma madeira. Esses tubos são geralmente frágeis e abandonados quando os proprietários de casas passam por eles. Embora os tubos estejam vazios, eles ainda indicam a presença de cupins. As pragas terão se mudado para outras seções da casa para encontrar comida acessível.

Tubos de trabalho

Tubos de lama de cupimTubos de trabalho, também conhecidos como tubos de utilidade, recebem o máximo de uso de colônias de cupins. Eles transportam centenas de milhares de cupins de ninhos a fontes de alimentos diariamente. Tubos de lama de trabalho são vagamente organizados como uma rodovia, com algumas faixas usadas para transportar alimentos enquanto as outras são usadas para construção e reparo.

Estes tubos medem tipicamente entre 1/4 e 1 polegada de diâmetro. Enquanto eles são construídos dos mesmos materiais, tubos de trabalho são feitos para durar mais do que os tubos exploratórios. Tubos de barro utilitários permitem que os cupins percorram longas distâncias ao longo das paredes do porão e fundações domésticas. Eles também podem ser encontrados em torno de peitoris, sub andares, vigamentos, caixilhos de janelas e alpendres.

Castelo de Enxame / Tubos de Enxame

Imagine esta foto – durante a hora do rush um carro quebrou bem no meio de um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. O resultado é puro caos enquanto os motoristas manobram em torno um do outro tentando evitar atingir alguém e criando uma cena ainda mais caótica. Esta é uma analogia de certa forma precisa de como é quando os cupins do enxame começam a se mover para a posição de voar para longe de sua colônia. No entanto, os trabalhadores de cupins intervêm para fazer as coisas em ordem.

Trabalhadores de cupins constroem enxames de castelos que são projetados para acomodar temporariamente o número de enxames de cupins que deixam a colônia durante um enxame. Castelos enxame pode ser muito grande, até e maior que quatro metros de largura. Como os enxames de cupins são delicados, eles estão sujeitos a danos quando os hospedeiros começam a deixar a colônia, e a proteção é necessária para manter os enxames intactos, saudáveis ​​e funcionais. A proteção é porque o castelo do enxame é construído.

A localização real onde os enxames se reúnem antes de sair do ninho é suave e livre de detritos. Quando é a hora certa, os trabalhadores começam a direcionar os enxames para o castelo protetor e os cupins do enxame atravessam os numerosos orifícios de saída, levantam vôo e iniciam o processo de estabelecer outras colônias.

Tubos de queda

Os tubos de queda estão suspensos entre o solo e os membros de madeira da estrutura. Eles são fáceis de identificar porque parecem estalagmites em cavernas. Sua finalidade é tornar as fontes de alimento mais acessíveis aos trabalhadores de cupins e restabelecer uma conexão com os tubos de terra e de trabalho.

Tubos de gota são mais claros do que os tubos exploratórios ou de trabalho porque contêm mais fibras de madeira. No entanto, eles têm um diâmetro e fragilidade semelhantes aos tubos de lama exploratórios.

Danos causados ​​por tubos de lama

Cupins causam danos estruturais significativos ao longo do tempo. Embora os tubos de lama não sejam um problema por si só, eles permitem que os cupins causem estragos, ao mesmo tempo em que mantêm o conteúdo adequado de umidade que impede que os trabalhadores de cupins sequem e morram. Os proprietários devem ficar de olho nos tubos de lama porque são um dos primeiros sinais de uma infestação de cupins.

Como são os tubos de lama da cupim?

Tubos de cupins subterrâneos têm 1/4 a 1 polegada de diâmetro. Eles podem ser notados facilmente quando presentes ao longo de paredes de concreto exteriores ou fundação de uma casa. No entanto, os tubos de cupins subterrâneas também podem estar escondidos em locais normalmente inacessíveis, como paredes internas, áreas de rastreamento, rachaduras na fundação ou atrás de rodapés.

Mais fotos

Túnel de cupins em um segundo andar:

Como mostram essas fotos de túneis de cupins, os tubos de lama são da cor da terra e normalmente da largura de um lápis, embora possam ter diâmetro de 1/4 de polegada a 1 polegada.

Túnel de cupim em madeira sob uma casa:

Tubo de cupim em uma tela de janela:

Tubo de cupim na madeira compensada: